Estudar em uma das singulares salas de aula de Hogwarts, com toda a ambientação e energia do mundo mágico, é o sonho de qualquer potterhead. Um professor estadunidense, aparentemente um trouxa mesmo, tornou esse sonho realidade para seus alunos. Kyle Hubler é professor da Evergreen Middle School em Hillsboro, no Oregon, e foi a mente brilhante por trás de uma transformação completa do espaço da sala de aula para surpreender seus alunos.
Hubler, de 28 anos, é um fã da série desde quando era estudante, e tinha como objetivo colocar no seu local de trabalho um pouco de sua própria personalidade, a fim também de conceber uma ligação com seus estudantes.
"A melhor parte foi ouvir o suspiro audível", disse o professor em uma entrevista para a ABC News. "Suas mandíbulas caíram no chão e eles congelaram por um segundo, depois correram e pularam por toda parte. As crianças estavam em todos os cantos da sala de aula. Elas queriam olhar todos os detalhes", contou o professor sobre a surpresa dos alunos.
Confira o vídeo da sala temática publicado pelo professor
Como Hubler era um fã e colecionador de objetos da série há anos, muitos dos itens que decoraram a sala são parte de sua coleção particular. "Eu consegui fazer isso com relativamente pouco dinheiro, cerca de US$ 300,00 a US$400 dólares", revelou o professor. "Eu só queria mostrar a eles [os alunos] um aspecto da minha personalidade para começar a unir a conexão entre professor e aluno. Não é apenas uma relação unidirecional onde apenas eu estou transmitindo conhecimento a eles, mas também podemos nos conectar enquanto seres humanos".
Segundo o professor, o trabalho todo levou cerca de 70 horas, incluindo pendurar sacos de lixo preto por todo o teto e salpicá-los com tinta. "Comecei a entrar na escola cerca de cinco semanas antes dos estudantes chegarem. Meu diretor estava entusiasmado e ansioso para ver a reação dos alunos. Muitos dos meus colegas de trabalho para quem eu mostrei também ficaram impressionados com isso". E com razão, não é?
Hubler ainda comentou que "se esse pode ser o meu legado, para inspirar outros professores a tornar seus ambientes de aprendizagem mais divertidos, está tudo bem para mim".
Para o professor a parte favorita de todo o projeto é "o fato de eu ouvir meus alunos quererem chegar na minha aula, mesmo que eles não tenham aula na minha classe naquele período, ou durante a hora do almoço, ou simplesmente ansiosos para voltar no dia seguinte - esse é o melhor sentimento". Uma iniciativa para ser aplaudida de pé.
E você, ficou com vontade de estudar nessa sala?